5 DICAS DE BIKE PARA INICIANTES

5 DICAS DE BIKE PARA INICIANTES
13 de dezembro de 2017 FitnessDayBrasil

O ciclismo é um esporte apaixonante. Seja para manutenção da saúde, superação de limites pessoais ou apenas pela sensação de liberdade e fuga do stress diário. Não há dúvidas que o hábito de pedalar proporciona inúmeros benefícios para quem o pratica.

Se você está lendo este texto, é sinal que já tomou a decisão mais importante: começar a pedalar! Mas, antes de subir na bike, leia com atenção as dicas a seguir. São cuidados básicos, que vão ajudá-lo a aproveitar todas as vantagens que o ciclismo oferece e permitir uma boa experiência de bike para iniciantes. Boa leitura!

1. ESCOLHA UMA BIKE PARA INICIANTES

Comecemos, como é óbvio, pelo item principal: a bicicleta. Não é necessário investir, de cara, em uma bike de última geração. Ainda assim, tenha em mente que a escolha acertada vai depender muito do tipo de ciclismo que você pretende praticar.

Se o seu objetivo é apenas passear pelos parques e ciclovias de sua cidade, pode adquirir um modelo mais simples, desses que são vendidos em supermercados. Por outro lado, caso deseje fazer trilhas ou participar de competições, será necessário dedicar atenção a características como tipo de freio, suspensão etc.

Além disso, é importante que a bike seja confortável e adequada ao seu biotipo. Existem diferentes tamanhos de quadro e roda, assim como a altura e regulagem de selim e guidão, e tudo isso influencia na condução. Por isso, a dica é fazer o “bike fit”, um ajuste específico da bicicleta para o ciclista, que pode ser realizado em lojas especializadas.

2. USE ROUPAS E EQUIPAMENTOS ADEQUADOS

Existem roupas próprias para a prática do ciclismo, que proporcionam algumas vantagens também no uso de bike para iniciantes. Uma bermuda de ciclista, por exemplo, oferece conforto e é essencial para quilometragens mais altas, embora seja recomendada mesmo para pequenas distâncias.

Da mesma forma, a camiseta de ciclista tem a praticidade de bolsos estratégicos e é feita em tecido que privilegia a ventilação e melhor sensação térmica, além de possuir cores que ajudam na sinalização e identificação.

Por fim, procure contar com alguns equipamentos e acessórios não menos importantes: primeiro, um capacete adequado, item tão básico que nem precisaríamos mencionar, certo? Depois, pense em óculos que filtrem o excesso de luminosidade e protejam seus olhos contra vento, poeira e insetos. As luvas também são itens que devem ser considerados, em função do conforto e firmeza que proporcionam à condução.

3. APRENDA A FAZER MANUTENÇÃO DE EMERGÊNCIA

Como está em um processo de bike para iniciantes, você não precisa ser um especialista em mecânica para começar a pedalar. No entanto, é recomendável que consiga realizar algumas tarefas básicas de manutenção, como reparar e trocar um pneu, substituir a câmara de ar, consertar a corrente e efetuar ajustes em câmbio e no sistema de frenagem.

Isso não significa, é claro, que você não possa sair pedalando por aí caso não possua essas habilidades. Naturalmente, estará mais confiante e seguro se souber executar essas pequenas ações. Peça conselhos a amigos ou procure um curso para adquirir as competências básicas nesse sentido.

4. CUIDE DA SEGURANÇA

Além das dicas já apresentadas, queremos chamar a atenção para outro aspecto importante no uso de bike para iniciantes: o uso de equipamentos e acessórios que garantem segurança adicional durante a pedalada. Entram nessa categoria as luzes sinalizadoras (à frente e atrás da bike), os adesivos e acessórios refletores e a campainha para alertar sobre sua presença.

Na parte de apoio tecnológico, o uso de GPS e medidores de tempo, velocidade, distância e até frequência cardíaca prestam informações importantes para o praticante do esporte. O mais comum é o uso de ciclocomputadores que reúnem todas essas características em um único equipamento.

Uma dica interessante no quesito segurança é realizar o registro de sua bike, de forma que ela possa ser facilmente localizada em caso de furto ou mesmo que sejam enviadas informações vitais do próprio ciclista e realizados contatos de emergência sempre que necessário.

5.  DÊ ATENÇÃO À ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO

Como em qualquer outro esporte, o cuidado com a alimentação é de extrema relevância na prática de bike para iniciantes. De forma geral, os adeptos do pedal devem privilegiar uma alimentação rica em carboidratos, em função do alto consumo calórico proporcionado pela atividade.

No entanto, como é fácil supor, evite ingerir alimentos muito pesados e de difícil digestão antes da prática. O ideal nesse momento é o consumo de comidas leves e com baixo teor glicêmico, como biscoito integral, frutas e sucos. Durante a pedalada, opte pelos suplementos específicos como gel, por exemplo. Ao final, invista em combinações entre proteína e carboidrato, como pão e carne, além de castanhas, nozes e similares.

A hidratação é tão ou mais importante quanto a alimentação do ciclista. A principal dica nesse sentido é: não espere para beber água apenas quando sentir sede. Quando isso acontece, seu organismo já está dando sinais de desidratação. Portanto, inclua na rotina o hábito de ingerir água constantemente durante a pedalada.

Nesse post, enumeramos algumas dicas básicas de bike para iniciantes. Não se preocupe caso não consiga seguir todas elas já na sua primeira saída. Com o tempo, você mesmo vai identificar as necessidades e fazer os ajustes necessários, além de aprender técnicas que vão melhorar seu desempenho.

O mais importante é que você mantenha a disposição e o espírito livre para aproveitar todos os benefícios que o ciclismo pode oferecer.

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by: http://blog.bikeregistrada.com.br/

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